Loading...

POR QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Inteligência artificial

POR QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Não há dúvidas de que o maior destaque tecnológico da atualidade é Inteligência Artificial. Frequentemente vemos o mercado apresentando novos cases de sua aplicação nos mais diversos setores. Estamos falando de um caminho sem volta rumo ao desenvolvimento de ferramentas cada vez mais capacitadas para a potencialização das organizações.

O CENÁRIO ATUAL

A Inteligência Artificial se encaixa quase que perfeitamente em um novo cenário de consumo. Fala-se hoje do pós-consumidor, um perfil de relacionamento que preza pela agilidade, eficiência e experiência de consumo que surpreenda o cliente da era da transformação digital. Temos um consumidor que vê a experiência como principal critério de decisão de compra.

A RESPOSTA DAS EMPRESAS

O mercado apresentou um crescimento acentuado de investimento na implantação da inteligência artificial. Um estudo do Gartner intitulado “O valor comercial da inteligência artificial em todo o mundo, 2017-2025” apontou – apenas em 2018 – um aumento de 70% no volume de soluções baseadas nessa tecnologia. A tendência é que o número triplique até 2022. O Brasil não fica para trás. A IBM divulgou recentemente que o País é o segundo no mundo todo a fazer mais uso da ferramenta de computação cognitiva Watson.

RAZÕES PARA O INVESTIMENTO

Estima-se que até 2020 um quarto do relacionamento entre empresas e clientes acontecerá por meio de um atendente virtual. Inclusive, já comentamos em outros artigos as inúmeras vantagens que a implantação de agentes virtuais pode trazer aos negócios. Porém, é importante ressaltar que o principal motivo para o investimento em inteligência artificial não deve se limitar à redução de custos. Especialistas da tecnologia destacam que a ferramenta deve ser vista como uma grande aliada para a melhoria da eficiência e qualidade dentro do negócio. Ela precisa ser aplicada com inteligência para repensar e otimizar processos. Não se trata apenas da automatização de processos, mas do desenvolvimento de uma solução capaz de se relacionar com os clientes de forma natural e assertiva, proporcionando uma nova experiência para o usuário.

Definitivamente, a Inteligência Artificial hoje é um divisor de águas que abre amplas oportunidades para empresas e clientes. Você pode conhecer alguns cases da PROA Tecnologia com o desenvolvimento de soluções com a ferramenta IBM Watson e entender como transformar o relacionamento com os seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *