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O QUE SÃO OS CHATBOTS?

O QUE SÃO OS CHATBOTS?

“Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo”.

Mark Zuckerberg

Uma das realidades tecnológicas de maior destaque nos últimos meses são os chatbots. O termo foi criado na década de 90 da junção das palavras chat (conversa) e bot (abreviação de robot, robô), refere-se a um programa computacional que busca simular a interação humana no atendimento ao consumidor.

Os bots não são propriamente uma novidade no mercado, já existem há um bom tempo e têm ajudado as empresas a agilizar determinados processos repetitivos e de baixa complexidade, funcionando, basicamente, por meio de um fluxo de respostas pré-definidas e parametrizadas. No entanto, hoje, com o rápido avanço tecnológico, a aplicação da inteligência artificial possibilitou aos chatbots um atendimento mais detalhista, fluído e cada vez mais próximo da linguagem natural.

Os chatbots com inteligência artificial integrada usam uma ampla base de conhecimento que permite o aprendizado das máquinas a cada interação (machine learning) e um comportamento mais semelhante ao humano. No caso da aplicação dos bots no atendimento a clientes, onde as informações exigem precisão para a qualidade e satisfação do consumidor, é importante ressaltar que esse “aprendizado” é monitorado e acompanhado, de forma que a empresa tenha total controle do que é respondido aos clientes.

Mas, o que um chatbot desenvolvido com I.A. é capaz de agregar às empresas?

  • Atendimento personalizado: esses bots podem oferecer atendimentos personalizados por “aprenderem” durante o relacionamento com o cliente e consultar o seu histórico de chamados.
  • Agilidade e eficiência: a “memorização” do perfil do cliente e o acesso ao seu histórico, à sua forma de interagir, proporciona rapidez ao atendimento.
  • Disponibilidade 24h: o consumidor moderno não quer estar limitado, quer poder comprar, sugerir ou ser ouvido a qualquer momento. Com os bots, isso é possível.
  • Otimização de processos: com a integração de sistemas os bots são capazes de realizar ações que vão além do atendimento como, por exemplo, a geração de boletos bancários, permitindo que ações realizadas por pessoas sejam automatizadas. Assim, o capital humano pode ser canalizado para atividades mais estratégicas.

Essas são apenas algumas das vantagens que os chatbots podem trazer às empresas, pois a tecnologia progride a passos largos, e o leque de possibilidades de aplicações e insights que a inteligência artificial trará farão com que ela seja indispensável para as organizações.

Que tal um chatbot sob medida para a sua empresa?

 

 

 

 

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