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BOT: O FUTURO DO RELACIONAMENTO COM SEU CONSUMIDOR

BOT: O FUTURO DO RELACIONAMENTO COM SEU CONSUMIDOR

Hoje o mercado está cada vez mais competitivo e com consumidores muito mais exigentes. A partir disso, a tecnologia avançada se tornou uma grande aliada das empresas quando se fala em satisfazer e fidelizar clientes. Um exemplo disso são os bots.

O que são bots?

Bots são softwares criados para aprender e simular ações humanas a fim de automatizar procedimentos e acelerar o resultado, proporcionando uma interação mais simples e rápida entre o usuário e sua necessidade.

Seu nome vem do diminutivo de “robot”, ou seja, não deixa de ser um robô, mesmo que em formato digital. O mecanismo dos bots foi desenvolvido para funcionar em tempo real, além de estar em constante aprendizado podendo exercer novas funções diferentes das quais foi programado inicialmente.

Aplicações dos bots

Muita gente não sabe, mas já interage com bots há algum tempo e todos os dias. Já percebeu que quando você faz alguma pesquisa no Google, logo depois vários resultados dessa pesquisa aparecem no seu Facebook? Isso não é por acaso, acontece porque um bot trabalhou para posicionar esses artigos para você.

Empresas com foco em prestação de serviço e venda de produtos já enxergaram nos bots uma oportunidade de alavancar o nome da sua marca no mercado por meio de aplicativos de mensagens como Messenger, Skype, Telegram e muitas outras plataformas, visto que a maioria dos consumidores passa a maior parte do tempo com o smartphone em mãos.

Hoje em dia existem bots desempenhando serviços simples como pedir uma pizza, chamar um carro ou fazer reserva em hotel, mas eles desempenham funções muito mais interessantes quando usados para exibir notícias programadas ao interesse do usuário, marcar compromissos automaticamente e até alertar quando uma conta está para vencer.

O uso dos bots no cenário empresarial é ilimitado, vai desde a agilização de processos internos até a otimização de vendas.

Vantagens às empresas

A preocupação de investir na excelência do atendimento e na experiência do consumidor com sua marca, faz com que as empresas cada vez mais usem os bots em atendimento via chat automatizado, o que proporciona a diminuição na espera pelo atendimento com operadores, que é o principal motivo pelo qual os clientes abandonam chamadas e ficam com uma imagem negativa da empresa.

Além disso, o atendimento via chat robotizado possibilita que as empresas tenham centrais muito mais produtivas, ampliando seu horário de atuação e atendendo vários consumidores simultaneamente.

Também há vantagem na economia: em vez de contratar mais colaboradores, a empresa reduz custos e evita gastos, pois um chat via bot custa em média, três vezes menos do que custaria todo o treinamento e capacitação de uma pessoa. O bot torna o atendimento realmente ágil, trazendo mais resultados, porém, engana-se quem pensa que ele surgiu para tirar o trabalho dos seres humanos. A tecnologia deve ser uma parceira, somando na equipe e retirando a sobrecarga, dando espaço para que os atendentes possam manter o foco em qualidade e exercer também outras atividades. Um exemplo disso é a otimização dos chamados possibilitando que os bots atualizem, emitam segunda via de boletos e os enviem pelo próprio chat.

Bots e a inteligência artificial

Alinhados ao avanço da tecnologia de ponta, os chatbots desenvolvidos com a tecnologia Watson, da IBM, levam a experiência a outro nível. Eles são capazes de entender (NLU – Natural Language Understanding), aprender e oferecer um contato construído em linguagem fluída, aproximando o cliente por meio da personalização de atendimento. Ou seja, o contato não é “robotizado” e muitas vezes fica difícil para o consumidor diferenciar se está sendo atendido por um operador humano ou por um robô.

Os bots de atendimento podem revolucionar a forma como a sua empresa atende e se relaciona com os seus clientes. Inove e potencialize sua operação com o que há de mais moderno no mercado.

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