Loading...

ANHEMBI MORUMBI E IBM WATSON, UM CASE DE SUCESSO

ANHEMBI MORUMBI E IBM WATSON, UM CASE DE SUCESSO

O desenvolvimento de tecnologias que sejam capazes de transformar a forma como as empresas desempenham suas atividades é a razão de ser da Proa Tecnologia Criativa. Com a criação de sistemas, aplicativos e o uso de inteligência artificial, conseguimos otimizar processos e proporcionar mais qualidade aos serviços.

A PROA vem acumulando cases de sucesso com sua expertise e exemplo disso é a atualização do aplicativo Sou Anhembi, que mereceu uma reportagem – divulgada a seguir – da assessoria de imprensa da IBM:

Proa Tecnologia Criativa implanta canal de atendimento aos alunos da Anhembi Morumbi com uso de Inteligência Artificial da IBM no Brasil

Os estudantes poderão esclarecer dúvidas de forma simples e rápida sobre diversos temas como: notas, matrícula e faltas.  

Com o objetivo de oferecer uma experiência mais eficiente e ágil aos estudantes, a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de Universidades Laureate, em parceria com a Proa Tecnologia Criativa, cria um novo canal de comunicação interativo dentro de seu aplicativo “Sou Anhembi”. Por meio de um chatbot, alunos poderão tirar suas dúvidas em áreas como notas, faltas, matrícula, solicitação de carteiras de transportes, entre outras. O assistente virtual foi desenvolvido na plataforma de nuvem IBM Bluemix e utiliza as capacidades cognitivas do IBM Watson*.

Nesta primeira fase do projeto, o assistente virtual atende aos 15 principais assuntos buscados pelos alunos e transfere para os atendentes da universidade as dúvidas que ainda não aprendeu a responder, para que o sistema seja treinado continuamente de acordo com novas interações humanas. Nas próximas fases, alunos poderão solicitar serviços diretamente por essa interface de atendimento interativa.

Com o assistente virtual, a operação de atendimento fica disponível 24 horas e em todos os dias da semana. O aplicativo Sou Anhembi com atendimento virtual está disponível para download gratuito nos dispositivos iOS e Android.

André Bonfá, Diretor de Student Engagement da Universidade Anhembi Morumbi, ressalta que a escolha do Watson está internamente ligada ao DNA inovador da Universidade. “Nosso objetivo é utilizar o que há de mais avançado na tecnologia para atender aos nossos alunos de forma rápida e eficaz”, comenta.

“Com o Watson, empresas podem melhorar a experiência de seus clientes e oferecer um serviço mais ágil e eficiente. Os chatbots entendem a linguagem natural humana, processam a informação de maneira inteligente e devolvem aos usuários respostas com alto grau de acurácia e confiabilidade. O grande diferencial do Watson é a interpretação da intenção das perguntas e do contexto, bem como sua capacidade de responder de forma muito semelhante a de um ser humano”, explica o líder de canais para Watson na IBM Brasil, David Dias.

Watson: plataforma de inteligência artificial para empresas

O Watson é uma plataforma de serviços cognitivos na nuvem que extrai conhecimento de dados não estruturados (imagens, vídeos, áudios, informações de redes sociais), interage com humanos em linguagem natural e aprende continuamente a partir dessas interações.

Empresas de todos os portes e segmentos podem ter acesso a essa tecnologia por meio do IBM Bluemix. No mundo, mais de 80 mil desenvolvedores já estão utilizando serviços do Watson na nuvem e 500 startups construíram aplicações baseadas nessas soluções. A perspectiva da IBM é que 1 bilhão de pessoas terão contato com a plataforma até 2018.

Profissionais utilizam a tecnologia Watson para entregar melhores resultados em suas tarefas diárias. O objetivo é que esses sistemas ajudem a potencializar o conhecimento do capital humano das empresas, que irá entregar resultados como nunca se tiver uma tecnologia cognitiva ao seu lado.

*A API utilizada no chatbot foi a Conversation, que permite a conversa entre o usuário e o sistema com linguagem natural, similar a comunicação entre humanos.

Fonte: https://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/52979.wss

 

 

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *